Aluna: Maria Clara Nepomuceno Barros
Artigo : (https://wp.ufpel.edu.br/naurb/files/2015/09/re_puc_bruna.pdf)
(https://www.portalodia.com/noticias/teresina/falta-de-calcamento-prejudica-acessibilidade-na-vila-madre-teresa-304577.html)
A pavimentação possibilita qualidade de vida e desenvolvimento aos espaços urbano, a carência deste importante componente e o mau gerenciamento de vias de acesso acabam prejudicando a comunidade. A ausência de uma estrutura adequada nas ruas dificulta o deslocamento e prejudica a saúde da população.
A rua, assim como a calçada, é um elemento urbano que deve ser interpretado como suporte de múltiplos usos. Não sendo esta classificada apenas como um elemento funcionalista para a circulação de veículos e pedestres, mas também como local de relações permanentes entre os usuários. Trata-se de um componente estruturador das cidades, de suas formas de desenvolvimento e de suas relações com o meio urbano, é comum nas periferias das grandes cidades a inexistência de pavimentação nas ruas e calçadas.
Ruas pavimentadas são um dos elementos fundamentais dos espaços urbanos, a ausência de infraestrutura desse importante componente pode vir a ser a causa de outras precariedades observadas nestes locais, como o aumento da criminalidade e a falta de segurança. Além de causar transtornos para a população, pois em períodos de estiagem o excesso de poeira promove problemas de saúde como, asma, bronquite e inflamação dos pulmões. Já nos períodos de chuvas o problema são os buracos que formam poças de água, podendo proliferar os focos de dengue. Consequentemente a falta de investimentos para tal temática prejudica a economia, saúde e o bem estar da comunidade.
Segundo a Constituição Federal, é dever de toda a prefeitura prover uma pavimentação de qualidade para as vias urbanas. Por conseguinte, essa lei não é executada e assim vias sem infraestruturas ainda são realidades em várias cidades brasileiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário